Results 1 to 4 of 4
    Great Spirits have always encountered violent opposition from mediocre minds. Fernando TD21's Avatar
    My Team
    San Antonio Spurs
    Post Count
    1,196
    14/02/2011 - 12h05
    Splitter lamenta pouco tempo em quadra e diz ao UOL: "só me resta ter paciência"

Campeão espanhol, MVP da temporada regular do torneio e MVP das finais. Quatro vezes no Final Four na Euroliga. Um currículo desse poderia alçar qualquer jogador a uma posição de destaque na NBA, mas não foi o que aconteceu com o brasileiro Tiago Splitter. Principal jogador do Caja Laboral Baskonia, da Espanha, na última temporada, acabou virando coadjuvante em 2010/11 no San Antonio Spurs.

Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, o pivô não conseguiu esconder o descontentamento com essa situação, mas o desabafo foi discreto. “Claro que eu cheguei aqui com a esperança de jogar mais tempo, mas essa é a situação que eu tenho agora, não tem como fazer nada. É continuar trabalhando e esperar as oportunidades.”

Com 41 jogos até agora pelo time de melhor campanha na temporada da NBA, os números de Splitter não são dos mais animadores: com médias de apenas 11,2 minutos por partida, tem 4,1 pontos, 2,7 rebotes e 0,4 assistências por jogo. Mas ele tenta não desanimar. “Todos os jogadores da minha posição estão indo muito bem. Estando nessa situação, a única coisa que me resta é ter paciência”, afirmou.

Tiago ainda falou sobre seu futuro na seleção brasileira, sua parceria com o armador Marcelinho Huertas, que segue em seu ex-time na Espanha, sua adaptação aos Estados Unidos, a relação com os brasileiros da NBA e das chances do time nacional voltar aos Jogos Olímpicos, em Londres-2012, depois de ficar de fora dos últimos três.

UOL Esporte - Como está sendo para você esse começo na NBA, principalmente porque você era a estrela do time e do campeonato na Espanha.
    Tiago Splitter - Existe uma grande diferença entre os dois times. Aqui eu sou coadjuvante de um dos melhores times do momento da NBA. Todos os jogadores da minha posição estão indo muito bem. Estando nessa situação, a única coisa que me resta é ter paciência, continuar trabalhando do jeito que estou, lapidando meu jogo todos os dias para estar pronto para as próximas oportunidades.

Mas o quanto te incomoda ser pouco utilizado?
    Sempre me falaram que o primeiro ano em San Antonio é difícil, nosso técnico demora um pouco para ganhar confiança. Ele espera o jogador ter mais experiência, talvez no segundo ano jogue mais. Mas é claro que eu cheguei aqui com a esperança de jogar mais tempo. No entanto, essa é a situação que tenho agora, não tem como fazer nada. É continuar trabalhando e esperar as oportunidades.

Qual é o segredo do San Antonio nesta temporada?
    Acho que o time está fazendo um ótimo trabalho, tanto na defesa quanto no ataque. Nos dias em que o ataque não funciona, a defesa está segurando. Essa é a mentalidade do time, esse é o desejo de todos, de ganhar os jogos e não de brilhar individualmente.

Como está sendo sua adaptação aos EUA?
    Estou totalmente adaptado. A vida de atleta aqui, na Espanha ou no Brasil é muito parecida: acorda, vai treinar, come, descansa... Essa é a rotina todo mundo e não estou tendo problemas com isso aqui, assim como não tive em nenhum lugar por onde passei.

Como é sua relação com os brasileiros e os sul-americanos da NBA?
    Aqui no time, o [argentino] Manu [Ginóbili] é um cara que me ajudou muito. Desde o primeiro dia, me deu conselhos, tanto fora quanto dentro de quadra e é um cara que me ajudou muito. Também tenho muito contato com o Anderson [Varejão, do Cleveland Cavaliers], com o Nenê [do Denver Nuggets], com o Leandrinho [do Toronto Raptors]. Eles têm uma experiência, um tempo maior aqui na NBA e sempre me passam dicas legais.

Source: UOL Esportes
    I'll only translate the questions and answers related to the NBA.

Splitter is sorry for spending little time on the floor and says to UOL: "All I can do is to be patient."

UOL: How do you feel regarding your start in NBA, specially considering you used to be the star of your team and of the Spain championship.
    Tiago: There is a big difference between both teams. Here I'm a role player in one of the best teams in the NBA at the moment. All the players at my position are doing very well. Being in this situation, the only thing I can do is to be patient, keep working, improving my game every day in order to be ready for the next opportunities.

UOL: But how much does it bother you to be little used?
    Tiago: People always told me that the first year in San Antonio is difficult, our coach takes some time to gain our trust. He waits for the player to acquire more experience, maybe on the second year I'll play more. But of course I got here hoping to play more time. However, this is the situation I have now, there is nothing I can do about it but to keep working and wait for opportunities.

UOL: What's San Antonio secret this season?
    Tiago: I think that the team is doing a great work, both in defending and attacking. In the days that the offense doesn't work, the defense is securing the game. This is the team's mentality, it's what everyone wishes, to win the games and not to shine individually.

UOL: How are you adapting to US?
    Tiago: I'm completely adapted. The life of a athlete here, in Spain or in Brazil is very similar: you wake up, go to practice, eat, rest... This is everyone's routine and I'm not having problems with this here, just like I didn't have problems with it in any of the places I've been before.

UOL: How is your relationship with the other Brazilians and South Americans playing in the NBA?
    Tiago: Here in this team, Manu is a guy who helped me a lot. Since the first day he gave me advices, both on the court and off the court. I also get in contact with Anderson (Varejão) a lot, with Nene and with Leandrinho. They have some experience and have been here in the NBA for some time and always give me tips.

The Good Doctor Rummpd's Avatar
    My Team
    San Antonio Spurs
    Post Count
    11,259
    Class act!

@Kap10Jack Blackjack's Avatar
    My Team
    San Antonio Spurs
    Post Count
    8,262
    'Preciate it, 'Nando.

Brazil - So so English xD BRs.Ganso's Avatar
    My Team
    San Antonio Spurs
    Post Count
    371
    thanks for the stuff

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)